quarta-feira, 9 de junho de 2010

Porquê cordados?


Cordado é uma palavra que vem do latim Chordata que deriva do termo chorda, que no latim era associada a corda.
Os animais desse filo são assim denominados por causa de uma de suas principais caracteristicas: Todos apresentão uma NOTOCORDA.
Notocorda é é uma estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais do Filo Chordata entre o tubo digestivo e a medula espinal. Durante o momento embrionario, a notocorda pode ser considerado como o “esqueleto”(e de fato age como um nas mixinas, nos Cephalochordados e nas Lampreias).
A notocorda não deve ser confundida com coluna vertebral presente nos animais do grupo dos Vertebrata.
A Notocorda é o anexo embrionario de origem endodermica, que em alguns casos da origem a coluna vertebral.
O notocórda consiste num alinhamento de grandes células rodeadas por uma forte bainha de tecido conectivo, situado na parte ventral do tubo neural do embrião e constitui a fundação do esqueleto, uma vez que é à sua volta que se formam os segmentos da coluna vertebral (isso apenas nos vertebrados), estendendo-se da extremidade anal até à metade anterior do cérebro, terminando num gancho na região do futuro dorsum sellæ do osso esfenóide.(proximo a nuca)
fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chordata & Dicionario Etimológico

Um comentário:

  1. Luisa Carolina 2ºF Nº21

    Os cordados constituem um grande filo do reino animal que abrange os vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) e um pequeno grupo de animais marinhos denominados protocordados. Diferenciam-se de todos os outros grupos animais por possuírem, pelo menos em alguma fase da vida, notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais faringianas. A notocorda é um bastão gelatinoso, sempre presente nos embriões jovens, que se estende, dorsalmente, ao longo do eixo longitudinal mediano do corpo. Nos vertebrados, em torno dele desenvolvem-se as vértebras. O tubo nervoso dorsal forma o sistema nervoso dos cordados. Nos vertebrados, esse tubo dilata-se na porção anterior originando o cérebro; o restante desenvolve-se de modo a formar a medula vertebral. As fendas branquiais faringianas são sulcos que aparecem na faringe de todos os cordados. Nos protocordados e peixes, esses sulcos abrem-se, formando fendas que, no caso dos primeiros, servem para filtrar a água e retirar dela o alimento, enquanto que nos peixes servem à respiração. Nos anfíbios vertebrados tipicamente terrestres (répteis, aves e mamíferos), as fendas faringianas desaparecem no animal adulto.

    Este meu comentário foi retirado do site:

    http://www.grupoescolar.com/materia/cordados.html

    ResponderExcluir