Os anfíbios surgiram a cerca de 400 milhões de anos, no período Devoniano, a partir dos extintos peixes de celacanto, possuiam nadadeiras carnosas, sustentadas internamente por ossos e viviam nas águas rasas, respirando por brânquias e pulmões elementares.
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente graças a presença de pulmões e de dois pares de patas. Entretanto ainda são dependentes de água, sobretudo relativamente à reprodução, produzindo uma larva aquática - o girino. Estão representados por sapos, rãs e pererecas (geralmente terrestres), salamandras(terrestres ou de água doce), cecílias ou cobras-cegas(encontradas em solos úmidos).
Os anfíbios se dividem em três ordens:Apodos (não possuem patas; tem corpo alongado e cavamo solo de ambientes úmidos onde se enterram), Anuros(não possuem cauda na fase adulta; possuem patas; a lingua é presa ma região anterior, adaptada a captura de insetos) e Urodelos (possuem patas e cauda na fase adulta).
Bibliografia:
MACHADO, S. Biologia - Volume único - Para o ensino médio - De olho no mundo do trabalho
Linhares, S & Gewandsznajder, F (pronuncia-se: Guevantznáider) Biologia - Programa Completo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLuisa Carolina 2ºF Nº21
ResponderExcluirCuriosidades sobre os ANFÍBIOS:
A temperatura de um sapo pode ser de 10º C.
Os sapos ao serem atacados por uma cobra, incham o corpo e elevam-se nas patas, parecendo muito maiores e assustadores do que realmente são.
As salamandras podem viver até aos 30 anos de idade.
As salamandras são muito resistentes ao fogo.
Anfíbios (do grego: amphi= dupla + bios = vida)
A maioria das espécies da classe dos anfíbios passa parte do seu ciclo de vida em água (sempre água doce) e parte em terra.
Eles são vertebrados e tem o sangue frio, o que significa que a temperatura dos seus corpos varia de acordo com a temperatura ambiente.
Os anfíbios passam por três fases na vida: ovo, larva e fase adulta. Da segunda para a terceira fase há uma metamorfose radical.
A respiração dos anfíbios é cutânea (pelos poros da pele), pela boca, pelas brânquias, e no final de sua metamorfose também é pelos pulmões.
Os insetos e pequenos invertebrados são os alimentos básicos dos anfíbios.
O meu comentário acima foi retirado do site:
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/anfibios.html
Muito bom
ResponderExcluir