terça-feira, 8 de junho de 2010

Classe Condrictes

Peixes (condrictes)
Os condrictes( do grtego chondos,cartilagem,e ichthyos,peixes)são popularmente conhecidos por peixes cartilaginosos, por apresentarem esqueleto constituído por cartilagem.Eles são dicididos em holocéfalos e elasmobrânquios.
Os holocéfalos são representados pelas quimeras com apenas 30 espécies,cujos os maiores exemplares não passam de 1 metro de comprimento.diferentes dos demais ocndrictes, eles não apresentam escamas e possuem branquias protegidas por uma placa móvel, o opérculo.São ovíparos e tem desenvolvimento direto.
Os elasmobânquios são os condrictes mais conhecidos , com cerca de 750 espécies, dentre elas tubarões, os cações e as arraias.Eles não possuem opérculo, suas brãnquias abrem-se em fendas laterais naregião anterior do corpo.Esse revestido por escamas placóides(estruturas semelhantes a pequenos dentes).A maioria das espécies é carnívora , mas há espécies que se alimentam de plâncton,como o tubarão-baleia, que pode atingir cerca de 20 metros de comprimento sendo maior dos peixes conhecidos.

Um comentário:

  1. Curiosidades sobre os Condrictes:

    Diferem dos peixes ósseos por apresentarem a boca na posição ventral, a nadadeira caudal heterocerca e no tubo digestivo a válvula espiral.

    Esses organismos possuem pele revestida por pequenas escamas placóides,de origem dermoepidérmica, semelhantes aos dentes.


    http://www.brasilescola.com/biologia/condrictes.htm
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/condricties/condricties.php

    Clarice Hippertt - nº07
    2ºF

    ResponderExcluir