quarta-feira, 26 de maio de 2010



Urocordados

Urochordata (Do Grego oura, Cauda; do latim chorda, Cora, + ata, caracterizado por ), também conhecidos como Tunicata, constituinte assim um grupo de animais marinhos quê se alimentam por filtração pois sua alimentação sé da pela entrada do plâncton "alimento" que é filtrado pela passagem através da faringe pelo sifão bucal, passando por propulsão ciliar através das fendas faríngeas ao redor do átrio e saindo, depois, pelo sifão exalante. Estes pertencentes ao filo Chordata possuem seus corpos vestidos por um envoltório externo denominado Tunica, que contém celulose, possuindo estes aindas um Notocórdio (estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais do clade Chordata entre o tubo digetivo e a medula espinal) além de um cordão nervoso dorsal e estes dois últimos apenas na fase larvar.



Os urocordados, incluem as ascídias marinhas sésseis e algumas formas pelágicas, temos o maior grupo de cordados invertebrados.

A maior parte dos tunicados, como a clavelinas, pertence à Subclasse das Ascídias, que muitas vezes são confundidas com esponjas por serem os membros sésseis deste grupo, e as salpas e apendiculários, que são pelágicos.

Estes animais geralmente são hermafroditas, mais o método de reprodução é variado, podendo ser sexuado ou assexuado por gemulação.




Este conteúdo foi tirado e revisado dos seguintes sites:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Urochordata

http://biolegal.blogspot.com/2007/03/subfilo-urocordados-ou-tunicados.html




Um comentário:

  1. isso aí amigos o blog ficou maneiro e interessante, parabéns meus amores!
    ;* Thay Maia

    ResponderExcluir