sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cephalochordata






* Caracteristicas Gerais

- Corpo delgado com forma de peixe.
- Epiderme uniestratificada, sem escamas.
- Musculatura segmentada.
- Ambiente marinho (águas rasas, semi-enterrados na areia ou nadantes).
- Sexos separados, fecundação externa, desenvolvimento direto.

-> Os Cefalocordados possuem uma notocorda permanente e um tubo neural dorsal que se estendem da região anterior a posterior do animal; não possuem uma cabeça, nem um encéfalo, ou olhos diferenciados.

Possuem uma faringe branquial com cílios que promovem a circulação contínua e unidirecional da água; ocorre aí uma porcentagem das trocas gasosas bem como a retenção de partículas a serem digeridas. Muito da digestão é feita intracelularmente. A boca é envolvida por um capuz oral com um anteparo de cirros que impedem a entrada de partículas muito grandes.

São animais de sexos separados, mas não possuem vias genitais. Os gâmetas são acumulados no átrio, donde saem para a água, onde se dá a fecundação.

* Características Cientificas

-Domínio: Eukaryota
- Reino: Animalia
- Superfilo: Deuterostomia
- Filo: Chordata
- Subfilo: Cephalochordata, Owen 1846
- Classe: Leptocardii
- Ordem: Amphioxiformes















A pesquisa foi feita -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Cephalochordata




quinta-feira, 27 de maio de 2010

Classes do Subfilo


Este Subfilo possue 3 classes:
1° Classe Ascidiacea

2° Classe Thaliacea

3° Classe Larvacea


- A classe Ascidiacea também são chamadas de seringas-do-mar,podem ser encontrada em aguas rasas, presas as rochas. Uma ascidia adulta possui o corpo globoso.
A epiderme é formada por uma camda de células monoestratificadas
.
Abaixo da epiderme fica a túnica, composta por uma proteína, isômero da celulose, que é chamada de tunicina.


quarta-feira, 26 de maio de 2010



Urocordados

Urochordata (Do Grego oura, Cauda; do latim chorda, Cora, + ata, caracterizado por ), também conhecidos como Tunicata, constituinte assim um grupo de animais marinhos quê se alimentam por filtração pois sua alimentação sé da pela entrada do plâncton "alimento" que é filtrado pela passagem através da faringe pelo sifão bucal, passando por propulsão ciliar através das fendas faríngeas ao redor do átrio e saindo, depois, pelo sifão exalante. Estes pertencentes ao filo Chordata possuem seus corpos vestidos por um envoltório externo denominado Tunica, que contém celulose, possuindo estes aindas um Notocórdio (estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais do clade Chordata entre o tubo digetivo e a medula espinal) além de um cordão nervoso dorsal e estes dois últimos apenas na fase larvar.



Os urocordados, incluem as ascídias marinhas sésseis e algumas formas pelágicas, temos o maior grupo de cordados invertebrados.

A maior parte dos tunicados, como a clavelinas, pertence à Subclasse das Ascídias, que muitas vezes são confundidas com esponjas por serem os membros sésseis deste grupo, e as salpas e apendiculários, que são pelágicos.

Estes animais geralmente são hermafroditas, mais o método de reprodução é variado, podendo ser sexuado ou assexuado por gemulação.




Este conteúdo foi tirado e revisado dos seguintes sites:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Urochordata

http://biolegal.blogspot.com/2007/03/subfilo-urocordados-ou-tunicados.html